Tarugo de bronze quadrado
Uma das especialidades da Mercobronze é a fabricação de tarugo de bronze quadrado, na liga apropriada para atender a necessidade de cada empresa – seja esta resistência à tração, resistência à corrosão, alta ductilidade, maleabilidade, baixa fricção etc. Essas propriedades são alcançadas, entre outros fatores, pela composição da liga.
O tarugo de bronze quadrado Mercobronze é empregado, tanto na elaboração de peças e componentes quando na sua forma bruta, dada a excelência de suas características: ótima soldabilidade, resistência à fadiga e à corrosão, manutenção do alinhamento e não produção de faísca sob a ação de atrito e choque (ponto fundamental para uso em locais com componentes inflamáveis).
Tarugos de bronze quadrado
O bronze é considerado o mais confiável dos metais para aplicações em que os fatores resistência e deslizamento constituem ponto central de exigência e em que a ineficiência não é tolerada. É o caso, por exemplo, de sua aplicação na indústria aeroespacial, que o utiliza para fabricar componentes, como buchas e rolamentos dos trens de pouso das aeronaves.
Na indústria naval, o bronze está presente nas partes mais sensíveis dos navios, como cubos de hélice e anéis de desgaste, elementos básicos para a navegabilidade e segurança das embarcações.
Na indústria do óleo e do gás, o bronze é aplicado na confecção de colunas de bombas verticais e de bombas elevatórias de água do mar, cuja salinidade não permite uso de metal passível de corrosão. Nesses casos, o fator segurança também se apresenta como fundamental; e o bronze, mais uma vez, aparece como solução.
Além das propriedades do metal em si, outro ponto de elevada importância diz respeito ao processo utilizado na fundição de peças e materiais em bronze. É o processo que definirá, por exemplo, a densidade dos grãos e, por consequência, a confiabilidade do material. Além de contar com o eficiente método de fundição contínua para produzir tarugo de bronze quadrado, a Mercobronze adota rígidos procedimentos de controle para garantir a qualidade final dos produtos por ela fabricados.
Economia e eficiência do tarugo de bronze em Fundição Contínua
No início das suas atividades, a Mercobronze se utilizava dos tradicionais métodos de fundição em coquilha e fundição em areia (com moldes estacionários) para fabricar tarugos de bronze. Como resultado de elevado investimento, a empresa substituiu esses processos pelo eficiente e produtivo sistema de produção contínua. O salto qualitativo colocou a Mercobronze em pé de igualdade tecnológica com os maiores produtores de materiais em série e peças em bronze do país.
Os processos de fundição convencional (coquilha e areia) ainda são muito utilizados em todo o mundo na fabricação de peças com geometria abstrata e complexa, impossíveis de produzir em sistema contínuo. Neles, o bronze é fundido e derramado no molde, como se faz desde os primórdios da transformação de metais pelo homem. Após esfriar e solidificar-se, o material é retirado e submetido ao processo de usinagem (rebarbado e acabado) para ser finalizado. Trata-se de método demasiadamente lento, custoso, que envolve muita mão de obra e sobra de matéria-prima, além de gerar, frequentemente, elevado grau de retrabalho.
Por outro lado, peças com padrão geométrico e linhas simétricas, como o são os tarugos de bronze redondos, quadrados e sextavados, podem ser produzidos em escala, por meio do processo de fundição contínua. Nesse caso, como a própria nomenclatura diz, trata-se de fabricação ininterrupta, econômica, de elevada produtividade, baixa perda e pouca necessidade de mão-de-obra.
Fabricantes de máquinas e equipamentos, indústrias, refinarias, usinas e uma infinidade de empresas dos mais variados portes e segmentos de todo o país se beneficiam da qualidade do tarugo de bronze quadrado produzido pela Mercobronze em sistema contínuo.