Fundição em bronze

A Mercobronze se caracteriza como fundição em bronze especializada na produção de materiais e peças em bronze, para as finalidades industrial, automotiva, naval, aeroespacial e áreas afins.

A empresa utiliza-se dos três métodos de fundição em bronze, com destaque para a Fundição Contínua, que concentra oitenta por cento de todo o material fabricado. Em segundo lugar vem a Centrifugação. Grandes peças em bronze, nas mais diversas ligas e desenhos e formas são produzidas pela empresa de acordo com projetos e medidas fornecidos pelos clientes. Pequena parte da produção é feita no sistema de coquilha e areia. Conservar o antigo método em operação, além de manter vivo o elo da empresa com os primórdios da arte de fundir bronze, tem papel didático na formação de novos profissionais juniores contratados.

Fundição de bronze.

Orçamento prático e rápido!Nós ligamos para voce!

Fundição de bronze

Fundição em bronze
Fundição em bronze
Fundição em bronze

Para quem pesquisa fundição em bronze na internet, algumas dicas são fundamentais para dirigir o pesquisador à finalidade desejada:

1. O que se deseja é uma fundição de matéria-prima em bronze? Ou de peças para indústrias, máquinas, veículos etc.? Ou artigos de decoração e afins?

  • Sendo matéria-prima: o mais apropriado é procurar pelo tipo de material desejado: Tarugo? Tubo? Barra? Tira?
  • Sendo peças: vá direto ao produto desejado. Bucha? Casquilho? Mancal?
  • Sendo peça de decoração: buscar pelo nome da peça.

2. Para quem deseja matéria-prima em bronze, inteirar-se a respeito do método de produção do material: fundição contínua, fundição por centrifugação ou fundição por coquilha (areia)? Nesse caso, é importante saber que:

  • Fundição contínua: Apropriado à fabricação de materiais com padrão geométrico, produção em escala, menor custo fabril, qualidade linear.
  • Fundição por Centrifugação: Apropriado à fabricação de peças especiais, passíveis de produzir mediante molde, produção de poucas unidades e custo compatível com o de uma peça sob medida.
  • Fundição por Coquilha e Areia: Método mais tradicional, custoso, lento, rudimentar e de baixa produtividade, aplicado para produzir tanto peças sob medida quanto peças com padrão geométrico.

Fabrica de bronze

Quando se fala em fábrica de bronze, está-se abarcando enorme gama de ligas metálicas, tendo como base o cobre e o estanho, podendo ser acrescidos zinco, alumínio, antimônio, estanho, bismuto, níquel e chumbo, entre tantos outros elementos.

O que se faz numa fábrica de bronze é submeter o cobre (ou calcopirita, malaquita etc.) e o estanho (cassiterita) a altíssimas temperaturas, acrescentando poções de outros minerais, até que entrem em liga, pela ação do anidrido carbônico.

É com o bronze que foram feitas ferramentas e armas primitivas (lanças, pontas de flecha e escudos), esculturas artísticas (como as que figuram nos livros de história e arte) e instrumentos musicais (a exemplo dos sinos, que até hoje frequentam os campanários das igrejas em todo o mundo). Quando nos referimos à fábrica de bronze, reportamo-nos a uma técnica iniciada a 3.000 anos, que marcou um período da História denominado Idade do Bronze.

Por se caracterizar como uma das principais fábricas de bronze do nosso país, a Mercobronze mantém vivas na sua cultura a arte e a história desse metal que atravessa milênios e se mantém ativamente participativo no processo de construção do progresso e das transformações que o homem impõe sobre a superfície do planeta.

Ao lado dos padeiros, costureiros e ceramistas, os metalúrgicos compõem o quadro das mais antigas profissões. Os fundidores de bronze ocupam o lugar de desbravadores dessa cadeia produtiva. Daí serem considerados os pais da moderna metalurgia.

Fundição contínua em bronze

Fundir bronze pelo método de fundição contínua consiste em produzir barras longas, em formato quadrado, retangular, redondo ou hexagonal. Essas peças, em geral, são utilizadas como matéria-prima na fabricação de peças e componentes de máquinas e equipamentos, podendo passar por dois tipos de processo: desbaste (usinagem) ou aquecimento e prensagem contra os moldes (forjamento).

A fundição contínua dá-se por meio do vazamento do metal líquido, obtido da mistura de minerais aquecidos num cadinho, cujos tipos e proporções são prescritos em normas internacionalmente aceitas. A cada formulação diferente, em que se acrescenta maior ou menor parte de cada componente, obtém-se um tipo de liga, identificada nas normas internacionais por meio de códigos e nomenclaturas específicas.

Denominar o processo de produção de tarugos de bronze em barras como fundição contínua tem como objetivo diferenciar o método moderno e produtivo dos métodos de produção convencionais, em que o metal líquido é derramado em moldes fixos, dos quais se extrai uma peça por vez.

A Mercobronze atende o mercado de forma vertical quando se trata de fundição de bronze, ou seja: produz e comercializa matéria prima em bronze (tarugos, barras, tubos, tiras) nas mais diversas ligas, bem como peças e componentes acabados e prontos para instalação e operação nas indústrias a que se destinam.