Fundição em coquilha
O parque fabril Mercobronze está equipado para produzir peças em bronze pelo sistema de Fundição em Coquilha, do qual se utiliza para fabricar materiais cujas especificidades não permitem o uso da fundição contínua.
Com a Fundição em Coquilha, a empresa atende encomendas de indústrias de todo o território nacional, fornecendo peças em bronze dos mais variados portes, destinadas a uma gama de finalidades e aplicações.
Processo de Fundição em Coquilha
Fundição em coquilha é como se denomina o processo de fundição em moldes permanentes e reutilizáveis, feitos em metal. O método utiliza a gravidade para preencher o molde com o metal líquido, ou ainda pressão de gás e vácuo.
Embora a Mercobronze só utilize a fundição em coquilha para fabricar peças em bronze, a técnica também pode ser empregada para forjar materiais em outras ligas, como por exemplo, alumínio e magnésio.
Fabricantes de metais, como a Mercobronze, utilizam frequentemente a fundição em coquilha para produzir peças especiais em série. Dada a longa durabilidade dos moldes de metal e a versatilidade para fabricar peças nas mais diferentes medidas e formatos, a fundição em coquilha é amplamente empregada em todo o mundo.
O processo de fundição em coquilha é simples: o molde metálico é aquecido e untado com uma solução desmoldante. Em seguida, o material é vazado no molde, onde ocorre a troca térmica entre o metal líquido e o molde. Após a solidificação da peça, o molde é aberto e a peça é retirada.