Tarugo de bronze alumínio
A Mercobronze produz tarugos em bronze alumínio em todas as variações da liga, inclusive a C95200 e a C95800. Peças e componentes produzidos nas ligas bronze alumínio são indicados para utilização em condições ambientais de exigência extrema, em vista de sua alta resistência à corrosão e de suas múltiplas propriedades mecânicas.
O tarugo de bronze em liga bronze alumínio contrasta com o material fabricado em bronze convencional (cobre-estanho), devido à reação química denominada alumina (camada de óxido de alumínio, extremamente resistente à corrosão, que se forma a partir do contato do material com o oxigênio contido na atmosfera).
Família das ligas bronze alumínio
No processo de fabricação do tarugo de bronze alumínio, outros metais (como manganês, níquel, silício e ferro) são adicionados para acrescentar propriedades específicas (como maior resistência mecânica e à corrosão).
Ainda que exista ampla variação de ligas bronze-alumínio, elas são agrupadas em quatro tipos principais:
- Ligas monofásicas de baixa liga, duplex com liga moderada
- Alumínio-silício
- Alumínio-manganês.
Por possuir nenhuma ou baixíssima permeabilidade magnética, excepcional resistência à vibração, ao impacto, à cavitação e ao desgaste, a barra e o tarugo produzidos pela Mercobronze nas ligas bronze alumínio são indicados para:
- Trabalhos a frio, devido à elevada ductilidade.
- Trabalho a quente, dada a adição, na composição da liga, de metais que acrescentam elevada resistência a altas temperaturas.
Materiais produzidos com liga bronze alumínio também oferecem maior resistência à tração, se comparados com os fabricados nas ligas convencionais de Bronze.
Atribuições e usos comuns do bronze alumínio
Em virtude de suas propriedades mecânicas, resistência superior à corrosão e alta moldabilidade e usinabilidade, o bronze alumínio é utilizado em ampla gama de segmentos, entre os quais, o de abastecimento de água. Exemplo disso são as tubulações, colunas e inúmeros outros componentes, para os quais a resistência ao processo corrosivo é um dos principais fatores de durabilidade.
No segmento de petróleo e gás, peças em bronze alumínio são utilizadas, entre outros fatores, por não produzir faíscas (condição particularmente necessária em ambientes em que ocorre o confinamento de gases, vapores ou poeiras inflamáveis).
Nas atividades navais, são empregadas na fabricação de vasta gama de itens, entre os quais impulsores e hélices de navios, por dispensar o uso de agentes anticorrosivos (retrofit), normalmente aplicados para dar resistência aos produtos expostos à alta salinidade e sujeitos à colonização de organismos marinhos indesejáveis, como algas e mexilhões.
Fabricantes de elétrico-eletrônicos e de equipamentos hospitalares exploram outra importante característica da liga bronze alumínio: o baixo magnetismo. Essa propriedade é fundamental quando se trabalha com ímãs potentes, como é o caso dos aparelhos de ressonância magnética.
Setores como siderurgia, agricultura, mineração e terraplenagem, por sua vez, exploram outra característica presente no bronze alumínio: a alta resistência à fricção. Situações em que outros materiais não resistiriam, a liga demonstra elevado desempenho, como é o caso dos rolamentos, que exigem elevada resistência ao atrito.
A Mercobronze adotou a produção de materiais, peças e componentes em bronze alumínio por constituir uma família de ligas com vastíssima variedade de combinações e aplicação.